China

CHINA FUchina

(NOTE: United Team of RP China and Taiwan)

Squad:


Goalkeepers:

RP China1 – Zhang Junxiu – (?); Era: SH 1950’s

RP China12 – Li Fusheng – (?); Era: SH 1970’s

RP China22 – Jiang Jin – Tianjin Teda; Era: FH 2000’s

Defenders:

RP China2 – Zhu Bo – Bayi FT; Era: SH 1980’s

taiwan-flag3 – Lam Sheung-yee – Kitchee FC (Hong Kong); Era: SH 1960’s

RP China5 – Fan Zhiyi – Shanghai Shenhua / Crystal Palace (England); Era: SH 1990’s (1)

RP China13 – Sun Jihai – Manchester City (England); Era: FH 2000’s

RP China14 – Li Weifeng – Shenzhen FC; Era: FH 2000’s

RP China15 – Jia Xiuquan – Bayi FT; Era: FH 1980’s

RP China17 – Mai Chao – Guangzhou Evergrande; Era: SH 1980’s

Midfielders:

taiwan-flag4 – Sun Jinshun – (?); Era: SH 1930’s

RP China6 – Chi Shangbin –  Liaoning FC; Era: SH 1970’s

RP China7 – Gu Guangming – Guangdong Hongyuan; Era: FH 1980’s

RP China10 – Rong Zhixing – Guangdong Hongyuan; Era: SH 1970’s

RP China18 – Li Tie – Liaoning FC; Era: FH 2000’s

RP China19 – Ma Mingyu – Guangdong Hongyuan / Sichuan Guancheng; Era: SH 1990’s

RP China20 – Zheng Zhi – Guangzhou Evergrande; Era: FH 2010’s

Fowards:

taiwan-flag8 – Lee Wai Tong  – South China (Hong Kong); Era: SH 1930’s (2)

RP China9 – Hao Haidong – Bayi FC / Dalian Shide; Era: FH 1990’s

taiwan-flag11 – Yao Zoran – South China (Hong Kong); Era: SH 1950’s

RP China16 – Li Huajun – Dalian Shide; Era: FH 1980’s

taiwan-flag21 – Cheung Chidoy – Singtao (Hong Kong); Era: SH 1960’s

RP China23Wu Lei – Shanghai SIPG; Era: SH 2010’s

Line-up:


 

china-xi

Manager(s):

serbiaBora Milutinovic – Era: FH 2000’s

RP ChinaNiang Weisi – Era: SH 1970’s



NOTE:

(1)Fan Zhiyi is the greatest player ever from RP China;

(2)Lee Wai Tong is the greatest player ever from Taiwan (a.k.a. Republic of China).



UPDATED AT: 05 – 08 – 2017

23 responses to “China

  1. Fu Yubin, Zhang Junxiu, Lin Lefeng, Qi Hong, Yang Chen, Su Maozhen, Chi Shangbin, Du Wei, Zhao Dayu, Zhang Honggen e Mai Mangyu não dizem muito?

    • Foi-me muito difícil fazer essa equipa, e sinceramente tenho uma ideia mais formada acerca de uma equipa, no geral, quando estou a criá-la no PES. Faço sempre mudanças em equipas à medida que estou fazendo-as no PES (neste momento, é o que está a acontecer à Polónia), pois é aí que realmente fico a conhecer o que foi feito dos jogadores, um a um.

      E é por isso que dificilmente posso dizer alguma coisa acerca das sugestões que me destes porque ainda não criei a China. Não estou a dizer que são más opções ou que são maus jogadores, mas não os conheço o suficiente (para já), só isso.

  2. Eu se fosse você não colocaria jogadores q jogaram pela R.P Da China (Taipei), Macau e Taiwan não. Deixaria só os nascidos na China Comunista mesmo. não sei se você concorda com o esse critério

  3. Por exemplo eu estou fazendo só com jogadores que jogaram pela Republica Popular Da China, pois considero quem jogou pela Republica Da China (Taiwan) como jogadores Taiwaneses. tem o caso do Lee Wai Tong que nasceu em Hong Kong mas jogou pela R.P. Da China, então o considero chinês lógicamente

  4. Bem, é um bocado difícil de explicar o caso da China, um pouco de pesquisa de história e percebe-se a confusão… Eu vejo a China um caso similar à Coreia, e pretendo manter isso. Não me leves a mal, gosto da ideia.

    Há duas Chinas: uma comunista (RP China) e outra capitalista (República da China, mais conhecida como Taiwan). E o resto é tudo uma confusão entre nomes e estatutos. 😀 😀

    Eu mesmo nem sei que equipa nacional colocaria Lee Wai Tong, porque ele representou a China sob a bandeira da República da China (Taiwan), aliás até foi treinador dessa mesma equipa nos anos 50.

    Mesmo após a fuga do governo da República da China para a ilha de Formosa, a equipa continuou a competir em competições com o nome de República da China. Antes do anos 70, nas relações diplomáticas, era comum associar a China ao Taiwan, porque o governo comunista no continente era considerado ilegítimo.

    Mas tal como na Coreia, posso fazer em separado, se estiveres interessado. Os jogadores dessa equipa que representariam a República da China (Taiwan): Chuk Yin-yiu, Cheung Chidoy, e talvez Lee Wai Tong e Sun Jinshun.

    • A wiki oferece boas referências mas não é uma fonte totalmente confiável. Estive a pesquisar e…

      O nome oficial do Taiwan ainda é República da China, e depois há um aspecto que considerei: depois da guerra civil a federação chinesa mudou de sede, foi recolocada na Ilha Formosa (não extinguiu), deixando de exceder acções na China continental, mas continua a existir até hoje. A federação de futebol do Taiwan tem mais em comum com a CFA (antes da guerra) do que a federação da RP China.

      Portanto, eu aponto Lee Wai Tong na seleção do Taiwan (aka República da China). Essa é a minha ideia, mas aceito muito bem quem pensa o contrário.

      Aliás, se a República da China fosse um estado extinto, eu colocaria Lee Wai Tong na RP China sem qualquer problema.

  5. Sim concordo. inclusive na minha seleção da R.P. da China ele é o único que está

    meus 23 R.P. Da China
    goleiros
    Zhang Huikang, Jiang Jin e Lifusheng

    defensores
    Fan Zhiyi, Jia Xiuquan, Sun Jihai, Mai Chao, Du Wei, Li Weifeng, Zhu Bo e Wu Chengying

    meio campo
    Zheng Zhi, Li Ming, Ma Mingyu, Rong Zhixing, Li Tie, Chi Shangbin e Qi Hong

    atacantes
    Lee Wai Tong, Hao Haidong, Gu Guangming, Li Huayun e Yang Chen

    algumas opções que ficaram de fora
    Fu Yubin, Lin Lefeng, Xu Yunlong, Peng Weiguo, Zhang Honggen, Su Maozhen e Gao Lin

    • Outra boa opção é Sun Jinshun, trata-se de um caso similar a Lee Wai Tong.

      Estava aqui a tentar encontrar a equipa da Ásia do século para te tentar ajudar, mas não consigo encontrar. Lembro que Cheung Chidoy estava na equipa.

  6. Considerando que Taiwan conseguisse a sua independência hoje, como ficaria a situação desses jogadores? Estariam na China, Taiwan ou províncias onde nasceram caso de Hong Kong

    • O Taiwan é um estado independente que é reconhecido por alguns países.

      O nome oficial do território é República da China, mas face às pressões da RP China por causa do nome (é a mesma coisa no caso da Macedónia), trata-se o território como apenas Taiwan, Taipé ou Taipé Chinês nas competições desportivas ou representações internacionais.

      A minha posição pessoal é: como Lee-wai Tong e qualquer outro atleta que representou a República da China, ele joga na República da China (also know as Taiwan, Taipé, etc.)

      Eu observo a equipa nacional que os atletas representaram. Não estou a perceber a tua pergunta, se calhar não te estou a ajudar…

  7. Eu considero Taiwan um país assim como era o caso de Kosovo há algum tempo atrás. porém… eu acho que da pra fazer as duas seleções separadas o que acha?

    • Podes fazer em separado, diria que tens que ter um critério de selecção para não ser muito confuso.

  8. Sim concordo. como seriam esses critérios? E também eu não conseguiria fazer essa seleção por falta de informação

    • Há várias maneiras: pode ser apenas pelo contributo à equipa nacional (carreira de clubes não conte), pode ser pelos números (nº de jogos e golos), ou como é no meu blog, o talento e o mais alto pico de forma que um jogador atingiu (ex. jogador A foi considerado o melhor da sua posição entre ano 2000-2002, etc.)

  9. De todos q jogaram pela Republica Da China, só não vai entrar na minha equipe o Lam Sheung Yee e talvez o Sun Jin Shun. os outros entram eu iria levar em consideraçao o local de nascimento, mas como Lee Wai Tong e outros jogaram pela China, eu irei deixa-los lá para não haver confusões.

    • Só por curiosidade, tens algum blog ou qualquer coisa parecida em que publicas as tuas equipas? Ou apenas as colocas no grupo?

  10. Guardo todas em um caderno, e posto no grupo. Inclusive eu fiz 20 clubes brasileiros com 30 ídolos. E foi fantástico, eles me nandaram boas opções e analizei cada uma delas, e claro eu alterei aquilo que eu achei adequado

Leave a Reply

